Como trocar o Acionador do Tensor da Corrente de Comando com Catraca

Aprenda como trocar o acionador do tensor da corrente de comando com catraca Riffel e garanta mais durabilidade, precisão e silêncio para o motor da sua moto.

Se você está atento às novidades em manutenção e performance para motocicletas, precisa conhecer um dos lançamentos mais recentes da Riffel: o acionador do tensor da corrente de comando com catraca.

Esse componente é essencial para garantir o sincronismo ideal do motor, e o da Riffel foi pensado especialmente para facilitar a instalação e oferecer maior durabilidade.

Neste post, vamos explicar como funciona a substituição do acionador e por que o novo modelo da Riffel se destaca no mercado. Mas atenção: a recomendação sempre será procurar um mecânico de confiança para realizar o serviço com segurança.


Por que trocar o acionador do tensor da corrente de comando?

O acionador do tensor é responsável por manter a corrente de comando sob a tensão correta, garantindo que o comando de válvulas funcione sincronizado com o virabrequim. Quando o acionador apresenta falhas — como no mecanismo que impede o retorno do atuador ou no mecanismo de avanço — ele precisa ser substituído.

Entre os sinais que indicam a necessidade de troca estão:

  • Ruídos metálicos vindos da parte superior ou lateral do motor;
  • Perda de desempenho;
  • Avaliação técnica que comprove falha no mecanismo que impede o retorno do atuador ou avanço insuficiente dele.


O que torna o acionador com catraca da Riffel diferente?

A Riffel fornece um acionador com sistema de catraca, que garante o avanço contínuo e impede o retorno do atuador. Isso se traduz em maior precisão, menos ruídos e maior segurança mecânica para o motor. Confira os principais diferenciais:

  • Sistema de catraca: mantém a pressão constante, evita o recuo e garante funcionamento contínuo e silencioso;
  • Tratamento térmico nas partes críticas: atuador, catraca e trava da catraca com alta resistência ao desgaste;
  • Mola em aço 65Mn com tratamento térmico, oferecendo excelente resistência e durabilidade;
  • Parafuso de vedação da mola no compartimento em aço 1045, fácil de instalar com chave Allen ou chave de boca/estrela;
  • Anel de segurança para o pino da trava, que evita o deslocamento do componente durante o funcionamento;
  • Corpo em alumínio especial, com alta resistência a temperaturas elevadas do motor.

 

Como é feita a troca?

O processo é relativamente simples para profissionais da área e foi desenvolvido para facilitar a instalação. A Riffel oferece um manual técnico completo para orientar o passo a passo da substituição do componente.

Clique aqui para fazer o download do manual completo: Manual de Instalação – Acionador do Tensor Riffel

Materiais necessários:

  • Acionador do tensor Riffel (novo);
  • Junta de vedação;
  • Ferramentas: chave Allen, chave de boca/estrela/cachimbo e torquímetro;
  • Manual de serviço da motocicleta (para o torque adequado).


Etapas resumidas:

  1. Sincronize o motor e coloque o pistão no ponto morto superior (PMS);
  2. Remova o acionador usado e a junta antiga com cuidado;
  3. Prepare o novo acionador: retire o parafuso da mola e recue o atuador;
  4. Posicione a junta de vedação e instale o acionador no motor;
  5. Insira a mola no compartimento e faça o atuador avançar até gerar pressão suficiente na corrente de comando e feche com o parafuso de vedação.

⚠️ Importante: Não dê partida no motor sem o acionador instalado. Isso pode desalinhar a corrente de comando e causar sérios danos ao motor.

 

Para quais motos o acionador Riffel serve?

O novo acionador com catraca da Riffel foi projetado para uma ampla gama de motocicletas de baixa e média cilindrada, incluindo modelos populares como:

  • Honda CG 150/160, CB 250F Twister, XRE 190/300, NXR 150/160, CRF 150/250F, BIZ 125;
  • Yamaha Fazer 150/250, Crosser 150, Lander 250, Ténéré 250, YBR 125;
  • Entre muitos outros.

Acesse o catálogo interativo completo no nosso site: catalogo-comercial-riffel.pdf

 

A substituição do acionador do tensor da corrente de comando é uma etapa fundamental na manutenção preventiva e corretiva do motor. Com o novo Acionador do Tensor da Corrente de Comando com Catraca Riffel você garante mais segurança, durabilidade e desempenho.

Para saber mais sobre nosso Acionador do Tensor da Corrente de Comando com Catraca acesse Riffel – Tensor

Vá mais longe. Vá com Riffel.

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