Por que NÃO usar graxa branca na corrente da sua moto e quais os riscos de danificar o kit de transmissão

Cuidar da corrente de transmissão é essencial para garantir desempenho, segurança e durabilidade da sua moto. No entanto, ainda existem muitos mitos sobre qual é o melhor produto para essa lubrificação.

Um dos erros mais comuns é o uso da graxa branca na corrente — e neste artigo você vai entender por que essa prática deve ser evitada.

A graxa branca é adequada para a corrente da moto?

A resposta é simples: não.
A graxa branca tem alta viscosidade, ou seja, é muito “grossa” e resistente ao movimento. Esse tipo de característica impede que ela consiga escoar entre os componentes internos da corrente — como pino, rolete e bucha —, ficando apenas na superfície.

O resultado? As partes internas trabalham sem a película de proteção necessária, aumentando o atrito e acelerando o desgaste do kit de transmissão.

Quais os riscos de usar graxa branca?

Ao invés de proteger, o uso da graxa branca na corrente traz consequências negativas:

  • Lubrificação ineficiente: a graxa não atinge as áreas internas da corrente, deixando componentes sem proteção.
  • Desgaste prematuro: o atrito sem película lubrificante reduz a vida útil da corrente, coroa e pinhão.
  • Acúmulo de sujeira: a graxa retém areia, terra e detritos do asfalto, formando uma pasta abrasiva que funciona como “lixa” no kit.
  • Mais manutenção e custo: o desgaste acelerado aumenta a necessidade de substituição das peças.

Qual o lubrificante correto?

O recomendado pelas montadoras é o óleo SAE 80/90, que possui a viscosidade adequada para fluir entre os componentes da corrente. Ele cria uma película uniforme que reduz o atrito e garante proteção completa.

Além disso, o mercado oferece sprays específicos para correntes de moto, que combinam boa lubrificação com aderência, evitando que o óleo seja expelido pela força centrífuga durante o uso.

Então, para que serve a graxa branca?

A graxa, incluindo a branca, é um excelente lubrificante — mas cada tipo de graxa tem um uso específico.
Na moto, ela é indicada para pontos como:

  • Caixa de direção
  • Eixo central das rodas
  • Eixo da balança
  • Rolamento das rodas
  • Eixo came dos freios a tambor

 

Ou seja: graxa sim, mas nunca na corrente de transmissão.

Conclusão

Lubrificar corretamente a corrente da moto é um cuidado simples que pode fazer toda a diferença na durabilidade do kit e no desempenho da sua motocicleta.

Evite a graxa branca e utilize sempre os lubrificantes recomendados, garantindo segurança, economia e tranquilidade em cada viagem.

Lembre-se: além da lubrificação, a limpeza e o ajuste correto da tensão da corrente também são fundamentais para manter o kit transmissão da sua moto em perfeito estado.

Aqui você confere o teste que realizamos com graxa branca:

Porque não usar graxa branca na corrente da moto #Riffel #motos

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