Aqui na Riffel

A segurança é um compromisso diário

Estamos dedicados a cada etapa do processo de fabricação de nossos produtos, assegurando não apenas a renomada qualidade Riffel que você conhece, mas também a proteção do motociclista em todas as suas jornadas pelas ruas e estradas.

Aqui nesta página você vai encontrar dicas práticas sobre como você pode trafegar de forma mais segura, contribuindo para sua proteção e de todos que circulam no trânsito.

Seu bem maior é a vida - Riffel
Dicas de Segurança - Riffel

A Riffel tá junto com você pela sua segurança nas ruas.

Se ligue nas dicas e faça sua parte:

– Certifique-se de que o seu capacete seja certificado pelo INMETRO e que, ao vestir, esteja devidamente ajustado e preso.

– Faça a manutenção preventiva da sua moto regularmente. Opte sempre por peças de alta qualidade e segurança.

– As roupas reflexivas auxiliam para que você seja visto, principalmente durante a noite.
– Use as setas da sua moto para sinalizar suas manobras e mudanças de direção, assim, os demais usuários da via podem antecipar as suas ações.
– Certifique-se de que esteja sendo visto pelos outros veículos, principalmente em rodovias. Se você não pode ver o motorista nos espelhos retrovisores, o motorista também não pode vê-lo.
– Evite distrações, como o uso do celular enquanto estiver pilotando, pois isso pode aumentar o risco de acidentes.
– É extremamente importante verificar sempre a pressão e a vida útil dos pneus da sua moto, fazendo trocas e calibragens regularmente.
– Certifique-se de que tenha combustível suficiente para o trajeto que irá percorrer. Mas, se ficar sem gasolina, observe o trânsito ao redor, ligue a seta indicando a direção que vai tomar para evitar um acidente, puxe a embreagem e siga para o acostamento.

Use somente produtos de qualidade e procedência comprovada na sua moto.

Que tal falar de educação no trânsito com as crianças?

Baixe o e-book feito para elas.
Ilustrações para colorir?

Dicas de Segurança

COMO EVITAR ACIDENTES DE MOTO?

Veja dicas de como pilotar moto com segurança e evitar acidente de moto na prática, com instrutor de pilotagem de motos!

GARUPA NA MOTO - DICAS INFALIVEIS PARA A VIAGEM PERFEITA

Em parceria com o nosso embaixador @Motorede fizemos esse vídeo com dicas para andar na garupa da moto junto ao instrutor Sidney J. da Silva (Honda – Regata Motos).

Depoimentos

O Tiago, funcionário da Riffel, aborda no vídeo uma experiência pessoal sobre como o curso de pilotagem de motos ajudou ele a agir com mais segurança quando está pilotando no trânsito.

Legislação

Para você consultar o Código de Trânsito Brasileiro é só clicar no botão abaixo.

Empresa

Laço Amarelo

Você sabia que fomos a primeira empresa do segmento de moto peças a aderir ao movimento “Empresa Laço Amarelo” em parceria firmada com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária?

Sabemos do compromisso que temos com a segurança no trânsito e através deste projeto fortalecemos nossos esforços para que todos tenham um trafegar mais seguro.

Para saber mais sobre o projeto acesse: lacoamarelo.org.br

Mais sobre o Maio Amarelo

O que é o Movimento Maio Amarelo?

O Movimento Maio Amarelo é uma campanha internacional de conscientização focada na redução de acidentes de trânsito. Criado para sensibilizar a sociedade sobre a importância da segurança viária, o Maio Amarelo mobiliza o poder público, empresas, entidades e cidadãos em ações de educação no trânsito, prevenção de acidentes e promoção do respeito às normas de circulação. Com iniciativas que estimulam a mudança de comportamento e a criação de uma cultura de responsabilidade, o movimento visa a preservação de vidas no trânsito.

Por que o Movimento Maio Amarelo acontece em maio?

O Movimento Maio Amarelo ocorre no mês de maio porque, em 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito justamente nesse período. Desde então, maio se tornou um marco simbólico mundial para reforçar a necessidade de práticas mais seguras no trânsito e intensificar campanhas educativas em prol da vida.

Por que a cor do Maio Amarelo é o amarelo?

A escolha da cor amarela para representar o Movimento Maio Amarelo não é por acaso. O amarelo é internacionalmente reconhecido como a cor da atenção e do alerta no trânsito, sendo utilizado em sinais de advertência nas vias públicas. Assim, a cor simboliza a necessidade de cuidado, responsabilidade e prevenção de acidentes, em perfeita sintonia com a missão do movimento de preservar vidas.

Quando começou o Movimento Maio Amarelo?

Após o primeiro passo sobre o tema ter sido dado pela ONU em 2011, no Brasil, o Maio Amarelo teve início em 2014, criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Desde sua criação, o movimento busca engajar a sociedade em ações coordenadas de conscientização para a segurança no trânsito, promovendo mudanças de comportamento e inspirando esforços globais para a redução de acidentes e mortes nas ruas e estradas.

O que significa ser uma empresa com Laço Amarelo?

Ser uma empresa com Laço Amarelo significa aderir oficialmente ao Movimento Maio Amarelo, assumindo o compromisso de promover a conscientização sobre segurança no trânsito entre colaboradores, clientes e parceiros. Empresas com Laço Amarelo realizam ações educativas, campanhas internas e externas, e atuam como agentes de transformação social, reforçando seu papel na preservação de vidas e no fortalecimento da responsabilidade corporativa em prol de um trânsito mais seguro.

Por que é representado por um laço amarelo?

O uso de laços coloridos como símbolo de causas sociais começou nos anos 1970 e se popularizou mundialmente nas décadas seguintes.
Utilizado amplamente em diversas campanhas humanitárias, o laço representa solidariedade, união e cuidado com uma causa ou com pessoas afetadas por ela. transmitindo uma mensagem de empatia, engajamento e solidariedade. Além de ser um símbolo simples, visualmente forte e reconhecível em diversos contextos.

O laço se tornou uma forma padronizada de dar visibilidade a temas relevantes como a segurança no trânsito, carregando um significado profundo de alerta para a preservação da vida e a urgência de promover responsabilidade nas vias públicas.